Acessibilidade
MENU
Menu mobile

Doadores de sangue podem ganhar desconto de 50% em corridas de rua em Curitiba

O vereador Renan Ceschin (Pode) protocolou um projeto de lei, na Câmara Municipal, para incentivar a doação de sangue em Curitiba, considerando que a cidade ainda está longe de atingir o cenário ideal de 3% da população doadora de sangue. Para isso, ele sugere que doadores de sangue tenham desconto de 50% na taxa de inscrição das corridas de rua realizadas na capital do Paraná. Hoje, dados do governo estadual indicam que apenas 1,89% da população é doadora de sangue (005.00310.2025). 

No projeto de lei, Ceschin propõe que, para ter o direito ao desconto de 50% na taxa de inscrição de corridas de rua, homens precisarão comprovar já terem realizado três doações de sangue e as mulheres, pelo menos duas. Quem quiser esse desconto, deverá apresentar carteirinha de doador de instituição de saúde credenciada pela União, Estado ou Município, cuja validação caberá ao organizador da corrida de rua. Só serão aceitos documentos em que conste a data das últimas doações.

“A doação de sangue é um ato de solidariedade essencial para a renovação dos estoques nos hospitais”, diz Renan Ceschin, na justificativa do projeto de lei. Para o vereador, a aprovação desta lei significará mais sangue circulando nos hospitais de Curitiba, facilitando o atendimento de situações de emergência. Ele acredita que o benefício incentivará os corredores a se tornarem doadores frequentes, além do apoio às corridas de rua como estímulo à vida saudável e o fortalecimento da solidariedade entre as pessoas.

O projeto de lei tramitará pelas comissões temáticas antes de ser votado pelo plenário da Câmara de Curitiba.


*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Paulo Borges, especial para a CMC.
Atividade supervisionada por Ana Luísa Pereira (UNIFATEC) e José Lázaro Jr. (CMC)
Edição: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques

Últimas Notícias