Câmara analisa projeto para valorizar a pesquisa clínica em Curitiba
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) está analisando um projeto de lei, de autoria do vereador Pier Petruzziello (PP), que propõe a realização, anualmente, da Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica. O objetivo é reduzir o preconceito em torno do tema, fomentar o desenvolvimento da atividade em Curitiba e ampliar o entendimento da população sobre a importância das pesquisas para o avanço da medicina e da saúde pública. A ideia é que o evento ocorra na semana do dia 20 de maio, que é a data reconhecida internacionalmente como o Dia da Pesquisa Clínica. (005.00270.2025).
De acordo com o vereador, a proposta busca transformar a percepção da sociedade curitibana em relação à pesquisa clínica, que ainda enfrenta desinformação. “Curitiba pode exercer um papel estratégico na promoção da ciência e no serviço à vida, ao apoiar as pesquisas clínicas [em seu território]”, afirma Petruzziello. Para ele, é essencial desmistificar o tema, porque “a pesquisa clínica não é um conceito distante, restrito aos laboratórios, ela está em nossos hospitais, nossos centros de saúde, em universidades e clínicas”.
Campanha prevê atividades educativas na cidade de Curitiba
Durante a Semana de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica, o projeto prevê a realização de ações com foco educativo e de aproximação entre a população e as empresas e pesquisadores científicos. A realização de palestras, seminários, exposições culturais, distribuição de materiais informativos e oficinas abertas à comunidade, com a participação de especialistas e instituições da área da saúde, estão no rol de atividades estimuladas pelo projeto de Petruzziello. As atividades serão promovidas com os recursos já existentes na administração pública, sem a criação de novos encargos orçamentários para o Município.
A expectativa é que a iniciativa ajude a combater o estigma associado ao termo “pesquisa clínica” e fortaleça a imagem de Curitiba como polo nacional na área da Saúde. “Muitos dos avanços do SUS e na Saúde Complementar foram possíveis porque houve investimento em estudo clínico. Eu já participei de um estudo clínico, para o teste de uma mão biônica, em 2007, por 71 dias. Falar em ‘cobaias’ é preconceito e desconhecimento dos protocolos para o desenvolvimento das pesquisas”, declarou Petruzziello, ao defender o projeto de lei na tribuna da Câmara de Curitiba.
Reconhecimento ao potencial científico de Curitiba
Na justificativa do projeto de lei, Pier Petruzziello destaca que Curitiba já se consolidou como centro de excelência em saúde e inovação, reunindo hospitais, centros universitários e profissionais altamente qualificados. A proposta, segundo ele, busca valorizar esse potencial local ao criar uma data oficial dedicada à divulgação e valorização da ciência aplicada à saúde. “Curitiba é um polo na área da Saúde”, afirmou.
O projeto de lei estabelece que a Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica será incorporada ao calendário oficial da cidade. Na prática, a inclusão da data no calendário oficial aumenta o respaldo dos organizadores das atividades junto ao poder público, facilitando a mobilização de apoios para a realização da campanha de conscientização. A proposta entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial do Município, caso seja aprovada em plenário e sancionada pelo Executivo.
Clique na imagem abaixo para entender como funciona a tramitação de um projeto de lei na CMC.